INSCREVE-TE!

INÍCIO

 "Marinheiros da Esperança"

            Este é um belo livro feito …para crianças que sonham com o mar, e por crianças que também com ele sonham, mas com uma característica muito peculiar: os autores são crianças e jovens, entre os 5 e os 18 anos, que se encontram hospitalizados de norte a sul do país, em diversos hospitais do Serviço Nacional de Saúde.

            Apoiados por profissionais de saúde destas unidades pediátricas, algumas oncológicas, e pelos seus familiares, os pequenos e jovens artistas de palmo e meio, deram asas à sua imaginação e talento, aceitando, com entusiasmo, o desafio de desenhar naus e caravelas, ilustrando a paixão dos Portugueses pelo Mar desde aquela que foi a primeira Batalha Naval, em 15 de julho de  1180, a Batalha do Cabo Espichel … comandada com sucesso por Dom Fuas Roupinho, até aos nossos dias. Foi El Rei D. Dinis o primeiro Rei português a planear os fundamentos da atividade marítima … nomeando em 1317, como primeiro Almirante do Reino, o genovês Manuel Pessanha.

            Com prefácio do Presidente da República, Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, e  introdução do Almirante António Silva Ribeiro, então Chefe de Estado Maior da Armada, louvando o trabalho notável e a criatividade  dos pequenos artistas, bem como a iniciativa deste projeto de voluntariado dos seus promotores  – Dra. Ana Príncipe, Dra. Emília Dias Costa, Dr. Francisco Espregueira Mendes e Dr. Miguel Marques – este livro pretende não só honrar a História da Marinha mais antiga do Mundo, a Marinha Portuguesa, no momento em que se comemoram os …  700 anos da sua constituição formal, mas também ajudar estas e muitas outras crianças doentes, a dobrar os seus "Cabos das Tormentas" com a mesma esperança dos nossos heróis, que os levaram a ousar navegar em circunstâncias dificílimas e realizar feitos heróicos nunca dantes imaginados!

            Hoje, como então, Portugal vive … de mãos dadas com o mar imenso, e a Marinha Portuguesa continua a honrar a nossa História e a atrair as atenções cada vez que é chamada a atuar nos mais diversos teatros de operações, em missões de paz ou de combate, de salvamento, proteção do ambiente e estudo ou vigilância dos mares.

            Com referências históricas retiradas do livro "Marinha Portuguesa - nove séculos de História" da autoria do Cte. José Rodrigues Pereira, e conceção e direção gráfica de Emília Dias da Costa, este livro foi apresentado em fevereiro de 2018 na Casa da Balança, nas Instalações Centrais de Marinha, e o produto líquido da sua venda reverterá integralmente para projetos de pedagogia nas unidades de Pediatria dos Hospitais. As "Edições Revista de Marinha" promoveram já a sua edição e fazem a sua comercialização de modo pro bono.

            Esta obra está à venda na Loja do Museu de Marinha, na Livraria da Universidade Católica (Lisboa) e no Clube Militar Naval, com um preço de capa de 25€. Poderá também ser adquirido através da Editora, tel 21 580 9891, t/m 91 996 4738, e-mail revistamarinha@gmail.com, endereço postal Av. Elias Garcia, nº 20, 4º Dto. 1000-149 Lisboa.

LIGAÇÕES ÚTEIS
COMM
ENIDH
NEWSLETTER
Copyright © ALUMNI Escola Náutica Infante D.Henrique 2016 Desenvolvimento e Design : iconO2